Advogado Especialista em Inventário
Você precisa de apoio jurídico para fazer um inventário? Veja a seguir quais são as vantagens de contatar um advogado especialista para lhe auxiliar nessa situação.
Quais as vantagens na contratação de um advogado para a realização do inventário?
Após o falecimento de algum ente querido, se faz necessária a abertura de inventário para a partilha de bens aos herdeiros. O apoio jurídico neste momento é imprescindível para que os herdeiros não incidam em multa pelo descumprimento de prazos para a abertura do inventário ou recolhimento do imposto. O advogado especialista em sucessão atua na análise do quinhão a ser partilhado a cada um dos herdeiros, informando toda a documentação necessária e agilizando os procedimentos burocráticos.
O nosso escritório é especializado em direito das sucessões e seus profissionais estão aptos a fornecer informações de forma a garantir segurança na partilha de bens do falecido.

Áreas de Atuação









Dúvidas frequentes

É obrigatória a abertura de inventário?
Sim. Após o falecimento de um ente querido é obrigatória a abertura de inventário, no prazo de 60 dias a contar do óbito, para a partilha de bens do falecido entre os herdeiros com o pagamento dos respectivos impostos.
Recebi um imóvel em herança e paguei imposto (ITCMD) sobre o valor venal de referência. É possível obter restituição?
As ações de repetição de indébito de valores pagos a maior de ITCMD podem ser ingressadas no prazo de até cinco anos. Quando o imposto (ITCMD) é pago em valor superior é possível propor ação judicial para recuperar a diferença paga a maior.
Recebi um imóvel de herança e não paguei o ITCMD e nem fiz o registro do formal de partilha. Como proceder?
Para a expedição do formal de partilha e necessária a declaração de ITCMD junto a Fazenda Estadual e emissão da guia para pagamento. O imóvel somente será registrado no cartório de registro de imóveis mediante o pagamento do Imposto (ITCMD). Caso o imposto não seja recolhido no prazo devido, haverá a incidência de multa pelo órgão fazendário. Em alguns casos também é possível obter desconto no ITCMD mediante o ingresso de ação judicial.
No caso de ITCMD é melhor realizar o pagamento a maior e obter a devolução posterior ou existe alguma forma de evitar o pagamento a maior antes da conclusão do negócio?
O ideal é pagar o imposto no valor correto (ITCMD) antes mesmo da escritura ou do registro do formal de partilha. Para tanto é possível também ingressar com a ação solicitando uma liminar. Para os pedidos de restituição, o valor a ser devolvido demorará um pouco mais dependendo inclusive do montante envolvido.
O falecido morreu e deixou testamento público. Qual o procedimento para a abertura do inventário?
Primeiramente será necessário fazer cumprir o testamento judicialmente, conforme a lei para posteriormente ser aberto o inventário.
Quando é possível realizar o inventário extrajudicial?
A possibilidade de abertura de inventário extrajudicial em cartório se dá nos casos em que os herdeiros são maiores e capazes e não há litígio entre os mesmos e nem interesse de menores, quando o falecido não tenha deixado testamento. Neste caso será necessário e obrigatório o acompanhamento de advogado, que também assinará a escritura do inventário.

Entre em contato agora com um Advogado!
Contato
Telefone: (11) 99912-7747
WhatsApp: (11) 99912-7747
Contato

WhatsApp: (11) 99912-7747
Blog & Notícias
O que fazer quando o herdeiro falece durante o processo de inventário?
O inventário é tema de muitas dúvidas por conta da grande variedade de situações que podem ocorrer dentro do direito sucessório. Uma das maiores questões diz respeito às situações onde o herdeiro morre durante o inventário, gerando dúvidas sobre o que acontece com a...
Doação de bens em vida: como funciona?
Na transmissão de bens, não é incomum ouvir falar sobre casos de conflitos por conta da distribuição dos bens, especialmente quando se trata de um grande patrimônio. Nesse contexto, a doação de bens em vida se apresenta como uma solução extremamente efetiva a fim de...
Planejamento Tributário em Holdings Familiares: entenda como funciona
O planejamento sucessório é uma etapa indispensável para quem deseja ter maior tranquilidade nos processos de sucessão de bens. Nesse contexto, as holdings familiares são uma forma de planejamento tributário muito interessante para famílias com alto patrimônio como...
