A venda ou compra de imóvel costuma ser uma transação financeira de grande porte, visto que envolve grandes quantidades de dinheiro. Além disso, essa modalidade de negociação é repleta de complicações e detalhes aos quais é necessário se atentar. Qualquer erro durante o processo de compra ou venda de imóvel pode acarretar prejuízos astronômicos! Por esse motivo, é muito importante recorrer a um advogado especializado em direito imobiliário na hora de fazer suas transações imobiliárias.

advogado-imobiliario-sp-fux

Na conversa de hoje falaremos sobre a importância e o papel de uma boa consultoria jurídica especializada na área de direito imobiliário, então vem!

O que um advogado imobiliário faz? Qual seu papel na negociação?

advogado-imobiliario-sp-fux

Um advogado especializado em direito imobiliário tem como função revisar documentos importantes como matrícula do imóvel, garantia de hipoteca ou alienação fiduciária, due diligence em nome dos vendedores com o levantamento de possíveis dívidas que afetem a transação imobiliária, análise da escritura, direitos, protestos, títulos, apólices de seguro,  pesquisas e descrições legais, assegurando que o processo de compra ou venda de imóvel ocorra sem problemas e sem acarretar prejuízos.

Outras atribuições do advogado de direito imobiliário incluem:

  • Elaboração do contrato de promessa de compra e venda de imóvel e acompanhamento da escritura, até o registro;
  • Análise de questões legais sobre os vendedores e sobre a propriedade a ser negociada;
  • Análise de Impostos e dívidas condominiais sobre a propriedade, assim como as avaliações sobre esta;
  • Análise de garantias reais e direitos sobre a propriedade;
  • Análise em aquisições imobiliárias em leilões judiciais ou extrajudiciais; 
  •  Garantir que o processo atenda todas as legislações governamentais relativas à venda ou compra de imóvel, além de evitar erros que poderiam ser prejudiciais à negociação; 
  •  O advogado imobiliário também representa os interesses comerciais em relação a uma variedade de questões legais, como as oportunidades de investimento, a construção e o desenvolvimento imobiliário. 

Com todos esses pontos vitais, a figura do advogado especializado em Direito Imobiliário mostra-se indispensável em qualquer transação imobiliária, não é mesmo?

5 Dicas para escolher um bom advogado de Direito Imobiliário

advogado-imobiliario-sp-fux

A contratação de um advogado é sem dúvidas a decisão mais importante seja na hora de entrar na Justiça caso ocorra algum problema, de assegurar que sua venda ou compra de imóvel ocorra sem problemas ou de defender seus interesses em uma transação imobiliária.

Essa escolha não é fácil. Pensando nisso, selecionamos 5 dicas para você levar em conta na hora de escolher o advogado ideal para a sua consultoria jurídica:

1 – Procure um advogado especializado em Direito Imobiliário: Sem dúvidas o primeiro passo na hora de fazer a sua busca. Assim como a Medicina, o Direito também possui ramificações. Quando você tem de resolver questões envolvendo compra ou venda de imóvel, você deve escolher um advogado especializado na área que você precisa, ou seja, em Direito Imobiliário. O ideal é avaliar em qual campo do Direito sua solicitação se encaixa melhor.

2 – Verifique as qualificações do advogado: Pesquise se o advogado concluiu a faculdade e foi aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assim como sua experiência no ramo imobiliário. Ao consultar o nome completo do advogado no site do CNA (Cadastro Nacional dos Advogados), que é mantido pelo Conselho Federal da OAB, você obtém o número de sua inscrição, comprovando que se trata de um profissional certificado pela instituição. Também é possível fazer pesquisa sobre a atuação do advogado nos sites dos Tribunais de Justiça.

3 – Consulte o site ou blog do advogado: Hoje em dia são poucos os advogados que não possuem um site, blog ou um perfil em redes sociais. Verifique as informações sobre sua postura profissional e sua área de especialização.

Bons advogados sempre mantêm sites ou blogs bem desenvolvidos e atualizados, deixando informações sobre sua área de atuação, especializações e afins bastante visíveis.

4 – Escolha um advogado que lhe deixe confortável: Um advogado deve deixar você confortável para falar sobre o problema apresentado. Caso não se sinta bem em sua presença, é sinal de que não houve a empatia necessária para a assinatura do contrato.

Caso o profissional lhe deixe à vontade para discutir o problema, pode ter certeza que de você está indo na direção certa. Para analisar isso, preste atenção em como ele responde às suas perguntas. Se ele hesitar ou usar uma linguagem muito jurídica para confundir sua mente, procure outro profissional. O advogado deve estar confiante em suas respostas, demonstrando absoluto domínio do assunto e deve ser capaz de explicar de forma que o contratante entenda.

5 – Procure informações sobre a cobrança de honorários do advogado: Os advogados cobram pelos seus serviços através de uma taxa fixa, uma taxa de contingência ou um valor por hora. Procure saber como o advogado escolhido faz a cobrança e converse com ele como poderá pagar pelos serviços.

Por que devemos contratar um Advogado Imobiliário?

advogado-imobiliario-sp-fux

Apenas um advogado imobiliário experiente tem conhecimento e experiência na área de direito imobiliário para proteger um cliente. Eles entendem o processo imobiliário, os documentos associados a uma transação e podem capturar e corrigir erros para que seu cliente não acabe com problemas e despesas futuras, inclusive com a própria perda do imóvel.

É somente com o seu auxílio que você poderá se certificar de estar no caminho certo para que tanto você quanto o outro lado das transações se sintam contemplados e tenham segurança a cada passo do processo de venda ou compra de imóvel.

Quando recorrer a um Advogado Imobiliário?

advogado-imobiliario-sp-fux

O momento ideal para recorrer a um advogado especializado em Direito Imobiliário é quando você desperta interesse em uma propriedade, antes mesmo de começar as negociações. O profissional irá analisar toda a documentação relativa ao imóvel e vendedores; e então avaliar se este possui algum problema legal, assim como contribuições e impostos incidentes e as vantagens e desvantagens da compra. Somente após analisar todos esses fatores é que você decidirá se efetua ou não a compra ou venda de imóvel.

Com esta análise prévia você evita perder tempo e dinheiro com negociações que seriam prejudiciais às suas finanças, além de tomar conhecimento das opções mais vantajosas!

A FUX E ASSOCIADOS ADVOCACIA EMPRESARIAL é um escritório de advocacia paulista que surgiu com o compromisso de prestar serviços jurídicos estratégicos e de qualidade aos seus clientes. Trabalhamos com advogados especializados em diversas áreas, entre elas o Direito Imobiliário!

Gostou de saber mais sobre Advogado de Direito Imobiliário em SP? Fique atento ao nosso blog para não perder nossas dicas sobre Consultoria Jurídica! Possui alguma dúvida? Entre em contato com a Fux Associados! Conheça também o nosso time!

 

Abrir WhatsApp
Olá 👋 Posso te ajudar? Se tem alguma dúvida sobre seus Direitos é só enviar uma mensagem 😉
Powered by