São vários os motivos que podem causar inadimplência em relação às empresas, especialmente em períodos de crise: descontrole ao comprar no cartão de crédito, problemas inesperados que ocasionam na priorização de outros pagamentos, desemprego ou até mesmo simples esquecimentos.

Quando isso ocorre, é necessário fazer a recuperação de crédito em atraso a fim de reaver as quantias devidas. No entanto, esta não é uma tarefa simples, pois deve haver um estudo do perfil do cliente para que a abordagem seja moldada de acordo com o caso.

Pensando nisso, na conversa de hoje forneceremos algumas dicas para a sua empresa cobrar dívidas dos devedores. Quer saber mais sobre inadimplência e recuperação de créditos? Confira!

Como funciona a recuperação de crédito em atraso?

recuperação de crédito

Antes de abordarmos como funciona, que tal recapitularmos o que é a recuperação de crédito em atraso? Recuperar crédito significa entrar com algum tipo de operação de cobrança cujo objetivo é ajudar a pessoa em situação de inadimplência, visando a regularização de sua situação e seu retorno ao mercado.

Há duas formas de se recuperar crédito: a extrajudicial (ou amigável) e a cobrança judicial.

Extrajudicial: É o método mais rápido, pois evita a morosidade da Justiça brasileira ao entrar em contato diretamente com o cliente por meio de uma assessoria capacitada para tal, seja ela da própria empresa, terceirizada ou por meio de advogados. O objetivo é recuperar crédito ao oferecer formas de facilitar o pagamento da dívida como parcelamentos e descontos. O credor tem a possibilidade de receber a quantia que lhe é de direito e o devedor pode negociar o pagamento de sua dívida, mantendo sua capacidade de compra!

Judicial: Quando se trata de inadimplência e recuperação de créditos, este é o método mais lento, devendo ser usado apenas quando todos os outros meios de negociação falharam.

É necessário entrar em contato com uma equipe de advogados especializados em direito processual civil e recuperação de crédito em atraso a fim de resolver a inadimplência na empresa.

Neste caso, o judiciário irá solicitar que o nome do devedor seja colocado nas listas dos órgãos proteção ao crédito como o SPC e o Serasa. Além disso, os bens do devedor podem ser confiscados para o pagamento da dívida em caso de processo de execução.

7 Dicas para a sua empresa cobrar uma dívida

recuperação de crédito

Quando o assunto é inadimplência e recuperação de créditos, é muito importante saber como fazer as cobranças e que tipo de propostas devem ser oferecidas. Confira algumas dicas para cobrar dívida da sua empresa que certamente irão facilitar a sua recuperação de crédito em atraso!

1 – Trace o perfil do cliente: É de suma importância fazer uma análise de perfil. Somente assim é possível classificar o cliente quanto aos tipos de devedores. Esta análise tem como objetivo decidir qual método de abordagem é mais apropriado ao perfil do devedor em questão e verificar o risco de crédito junto a um advogado especializado. Desta forma é possível avaliar a probabilidade do cliente deixar de pagar uma dívida.

2 – Entre em contato com o cliente e exija garantias: Feita a avaliação de risco de crédito, é necessário entrar em contato com o cliente para lembrá-lo do débito e mostrar ofertas que criem condições para a quitação da dívida, obtendo inclusive garantias para caso perdure a inadimplência. Usando as dicas obtidas na análise de perfil, utilize o método de abordagem apropriado.

3 – Faça uso da tecnologia: Ao invés de fazer diversas ligações que podem irritar o cliente, é possível optar por enviar mensagens de celular ou e-mails para lembrá-lo do pagamento!

4 – Faça uma negociação adequada ao perfil do cliente: Devedores ocasionais e crônicos pagarão ao receberem ofertas com boas condições de quitação, enquanto devedores negligentes e maus pagadores exigem abordagens mais incisivas. Para o último tipo, é importante que seja colocada de forma explícita a possibilidade de ação judicial. Neste caso, um advogado especializado torna-se ainda mais necessário para resolver a inadimplência na empresa.

5 – Mantenha o consumidor ativo em seu sistema: Evite colocar o nome do devedor nos serviços de proteção ao crédito assim que o prazo de pagamento expirar. Muitas vezes o atraso deve-se a algum esquecimento ou dificuldade. Fazendo isto, você pode mantê-lo consumindo e movimentando capital da empresa.

6 – Terceirize a cobrança: A terceirização do processo de cobrança é uma alternativa que visa negociar a dívida sem ingressar com ações judiciais, deixando-a nas mãos de profissionais qualificados, como advogados especializados em recuperação de crédito em atraso, que saibam lidar com todas as situações sem prejudicar sua relação com o cliente.

7 – Tenha um advogado especializado em recuperação de crédito em atraso sempre à disposição: O profissional adequado, além de fornecer dicas sobre quais ações tomar quanto a cada perfil de cliente e garantir que as cobranças estejam de acordo com a lei, também será de extrema importância caso a cobrança seja levada à Justiça, garantindo o recebimento do seu crédito.

Quais os benefícios de contratar um escritório de advocacia para fazer a cobrança e apoiar a empresa juridicamente?

recuperação de crédito

O conhecimento de um advogado especializado em direito civil e processual civil é essencial para realizar a recuperação de crédito com sucesso. Conheça alguns dos benefícios de buscar uma consultoria jurídica para recuperar crédito:

  • Conhecimento da lei processual, civil, comercial e legislações esparsas evita problemas com credores que tentam reaver créditos de difícil cobrança.
  •  Localização de bens e análise de garantias que paguem o valor total da dívida no caso do cliente não pagar;
  •  Desconstituição de estruturas comumente usadas para ocultação de bens;
  •  Em caso de pessoas jurídicas sem bens em seu nome, é solicitada a desconsideração da pessoa jurídica para buscar por bens dos sócios que possam quitar a dívida.

Gostou de conhecer nossas dicas para cobrar dívida na empresa? Fique atento ao nosso blog e ao nosso Facebook e Instagram para não perder nossas dicas sobre direito! Também trabalhamos com recuperação de crédito, então conte conosco caso precise deste serviço! Caso tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a Fux Associados! Até mais!

Abrir WhatsApp
Olá 👋 Posso te ajudar? Se tem alguma dúvida sobre seus Direitos é só enviar uma mensagem 😉
Powered by