Nos últimos anos, o setor condominial tem sinalizado grande crescimento, com o número de condomínios em todo o país aumentando rapidamente. Esse desenvolvimento traz à pauta uma questão de alta importância: como administrar condomínios de forma eficaz?

administração de condomínio

O conceito de administração de condomínio nos remete ao ato de gerir todos os fatores essenciais para o funcionamento desse espaço, como agendar manutenções, administrar finanças, mediar conflitos, dentre outras responsabilidades. De certa forma, podemos dizer que administrar condomínios é como gerir uma empresa de pequeno porte e como tal, é preciso ter muita atenção a todos os setores para se manter dentro da lei.

Na conversa de hoje falaremos sobre como administrar condomínios e qual o papel do advogado especialista na cobrança de débitos condominiais ou de questões relacionadas ao condomínio, confira!

Quais são os problemas mais comuns ao administrar condomínios?

administrar condomínios

No processo de administração de condomínio, alguns problemas são recorrentes, sendo necessário saber lidar com estes para assegurar o bom funcionamento das dependências do local e a harmonia entre os condôminos. Conheça alguns desses problemas a seguir:

1 – Inadimplência: A falta do pagamento ou atraso das taxas condominiais atrapalha o fechamento das contas e acarretando aumentos no valor das mensalidades.

De forma muito similar à recuperação de crédito, um escritório de advocacia ou um advogado processualista ou cível pode intermediar a questão a fim de resolvê-la de forma extrajudicial,  negociando a forma de pagamento mais adequada para este, ou propondo a ação necessária, junto ao Judiciário 

2 – Prestação de contas: Quando feita de forma inadequada, esta prática não passa confiança aos moradores, além de não conscientizá-los de suas obrigações para com o condomínio.

O ideal é que a prestação de contas seja feita de forma clara e minuciosa, conferindo aos moradores um fácil acesso aos dados dos comprovantes de pagamento de taxas condominiais.

3 – Segurança: Com os índices de violência atingindo indicadores alarmantes, a segurança torna-se uma das maiores preocupações não só dos condôminos como da população em geral.

4 – Funcionários: A gestão de pessoas é uma das tarefas principais na administração de condomínio, desde o mais simples até o mais caro condomínio de luxo.

5- Conflitos de vizinhança: Barulhos, obras e outros problemas que afetam o condomínio por uma unidade em específico.

Desta forma, a presença de um advogado especialista em questões condominiais e conflitos de vizinhança é um diferencial, pois seu conhecimento das leis cíveis em geral permitirá uma melhor relação com os problemas apresentados.

Quais as vantagens do apoio jurídico a condomínios? Em quais serviços da administração de condomínio o advogado poderá ajudar?

problemas administrar condomínios

Como citamos previamente, administrar condomínio não é uma tarefa fácil. Por conta das inúmeras questões condominiais e a influência do código civil sobre estas, bem como eventuais imbróglios jurídicos que podem afetar todo o condomínio, a contratação de um escritório de advocacia torna-se imperativa, pois nem as administradoras de condomínios nem as empresas de contabilidade podem lidar com questões legais. A presença de um advogado civilista especialista em questões condominiais não somente resolve questões legais de necessidade do condomínio vantagens, tais como:

Redução da inadimplência: O advogado especialista em questões condominiais pode realizar execuções de cobranças judiciais e extrajudiciais de taxas condominiais em atraso, conforme estabelecido por lei e normas condominiais sem causar constrangimento ilegal e problemas futuros. Isso tem como vantagem a melhora da saúde financeira do condomínio como um todo, evitando aumentos nas taxas que seriam necessários para cobrir furos de caixa.

Elaboração e análise de contratos de prestadores de serviço: Ao elaborar e analisar os contratos do condomínio com seus funcionários e outros prestadores de serviço, o escritório de advocacia pode criar condições vantajosas tanto para o contratado quanto para o contratante. Isso é essencial para evitar desentendimentos que poderiam levar a eventuais judicializações.

Imparcialidade no trato de eventuais problemas entre moradores e em conflitos de vizinhança: Sendo um contratado do condomínio em si e não de um ou outro morador, a imparcialidade do advogado é garantida. Seu conhecimento das legislações condominiais e do direito cível em geral permite a tomada de decisões precisas em questões que poderiam outrora violar regulamentos do condomínio.

Redução de passivo: Através de uma assistência jurídica exclusiva ao condomínio e realização de acordos extrajudiciais é possível diminuir o número de processos movidos pelo condomínio e também contra o mesmo, levando a uma maior agilidade na resolução de problemas.

Segurança, transparência e eficácia na gestão: Através do vasto conhecimento jurídico do escritório de advocacia, é possível agilizar processos ao mesmo tempo em que estes se tornam mais seguros por se encaixarem melhor nas legislações gerais. Desta forma é possível gerar economia, beneficiando diretamente os condôminos. O melhor é que tudo pode ser feito com total transparência, respeitando a confiança dos moradores.

Tais serviços podem ser feitos por um advogado especializado em questões condominiais, pois empresas de contabilidade e administração de condomínios em geral não contam com esse tipo de conhecimento jurídico. A não contratação de um advogado ou escritório de advocacia especializado implica em uma grande vulnerabilidade a questões judiciais, gerando custos e processos que afetam a saúde financeira do condomínio e que causam atritos entre os moradores e a administração, deixando um clima de desconforto e desconfiança.

A diferença entre administrar um condomínio de luxo e um condomínio padrão

diferença para administrar condomínio

Se a administração de condomínio pode ser comparada à de uma empresa de pequeno porte, gerir um condomínio de luxo é uma atividade que pode ser comparada à gestão de uma empresa de médio ou grande porte.

Isso se dá pela existência de uma série de vantagens e serviços que oferecem toda a comodidade que somente um condomínio de luxo possui, inevitavelmente implicando em valores e responsabilidades muito maiores. Além disso, o número maior de serviços também significa um número maior de fatores jurídicos a serem levados em conta, impactando especialmente no quadro de funcionários e nos serviços de manutenção, que serão mais numerosos para atender todos esses diferenciais.

O condomínio deve atender padrões à altura de seus moradores, sendo ainda mais importante manter suas dependências no mais perfeito estado e evitar qualquer tipo de judicialização. A resolução de conflitos em um condomínio de luxo é ainda mais delicada, pois o alto poder aquisitivo dos condôminos significa o risco das questões serem levadas à Justiça é muito maior, exigindo cautela e muito preparo na mediação de conflitos.

Todos esses fatores tornam a presença de um advogado especializado em questões de condomínio ainda mais importante, pois somente um profissional dedicado e preparado para esses problemas pode chegar às melhores soluções, mantendo os padrões do local à altura dos condôminos e mantendo o conforto tão característico ao condomínio de luxo.

Gostou de saber mais sobre o papel do advogado na administração de condomínio? Pensando na importância da manutenção de uma boa saúde jurídica e financeira para o funcionamento adequado de um condomínio, a Fux Associados dispõe de advogados especializados em questões condominiais e conflitos de vizinhança, atendendo de forma satisfatória as demandas dos grandes condomínios de luxo! Entre em contato conosco caso precise desse serviço ou tenha alguma dúvida!

Fique atento ao nosso Blog e nossas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram para não perder nossas dicas sobre direito! Até mais!

Abrir WhatsApp
Olá 👋 Posso te ajudar? Se tem alguma dúvida sobre seus Direitos é só enviar uma mensagem 😉
Powered by