A administração de condomínio não é tarefa fácil. Com uma convivência tão próxima entre diferentes perfis de moradores, há alta propensão a ocorrerem brigas que precisarão ser resolvidas por um síndico profissional. Comumente vemos casos de condôminos que não seguem as regras previstas na convenção e até mesmo normas absurdas que não estão em conformidade com a lei.

Com todas essas possibilidades de problemas com condomínios, é uma questão de tempo até que os desgastes entre os vizinhos se acumulem, tornando a convivência e a administração desse espaço incrivelmente árdua.

É nesse momento que o apoio jurídico para condomínio se torna ainda mais importante, pois a figura do advogado é central para tirar dúvidas que podem resolver grandes impasses.

Quer saber mais sobre administração de condomínio, como resolver problemas com condomínios e onde conseguir um bom advogado especialista em condomínio SP? Venha conosco!

Quais são os principais problemas com condomínios? Como o advogado pode apoiar nesses casos?

Problemas com o condomínio

Com tantas situações adversas, torna-se necessário saber como agir em cada caso a fim de resolver os conflitos o mais rápido possível e com a menor quantidade de prejuízos. Confira os principais problemas e saiba como o advogado especialista em condomínio SP pode resolvê-los.

1 – Vazamentos e problemas estruturais: Esse tipo de problema gera muita discussão, especialmente quando se trata de determinar quem terá de arcar com os custos dos reparos. Geralmente o vizinho não colabora com a verificação da origem do vazamento ou infiltração ou se recusa a pagar pelos reparos. Em alguns casos, o próprio condomínio é o responsável pelos incidentes. O papel do apoio jurídico para condomínio aqui é indicar quais são as normas aplicáveis e intermediar as negociações entre os condôminos;

2 – Animais domésticos: Esse tema geralmente divide-se em dois tipos de discussões: sobre a proibição de animais de estimação por norma do condomínio e problemas relacionados aos pets, como sujeira, barulho, mau cheiro e etc.

Quanto à proibição, o entendimento da Justiça é de que não é possível proibir que as pessoas tenham animais de estimação no condomínio, desde que não incomodem ou ofereçam risco aos outros moradores.

Já os problemas relacionados à sujeira, barulho, mau cheiro ou à circulação dos animais (exigência de guia ou limitações das áreas que o pet pode acessar) exigem maior atenção. Em alguns casos, as regras podem ser consideradas exageradas.  Aqui, o advogado especialista em condomínio SP analisará a situação, indicando a melhor solução. Desta forma é possível evitar os custos e a morosidade de uma eventual judicialização.

3 – Inadimplência: O condomínio lida com várias despesas, como energia elétrica, água, empregados, prestadores de serviço, etc. Por isso, quando um condômino paga a sua parte, todos os moradores são prejudicados.

Nesse caso, é necessário cobrar o inadimplente, o que pode gerar algumas discussões.

O apoio jurídico para condomínio faz toda a diferença nesse momento: um advogado tem o preparo necessário para realizar todos os procedimentos de cobrança, desde as notificações extrajudiciais até o ingresso com uma ação judicial, se for o caso.

4 – Garagem: Problemas com garagens são a principal fonte de atrito entre condôminos. Ocorrências como carro parado fora da vaga, carro maior que a vaga e ocorrências de carro e moto ou bicicleta na mesma vaga podem facilmente arruinar a harmonia do condomínio.

O papel do advogado aqui é o de, caso esteja na administração de condomínio, aplicar com rigor as multas e advertências previstas na convenção e no regimento interno.

5- Análise de Contratos com Fornecedores: Os condomínios normalmente fazem diversos contratos com prestadores de serviços, seja de segurança, instalação de câmeras, manutenção de elevadores, paisagismo e reforma de fachada, sendo imprescindível a análise jurídica para preservação de direitos.

Administração predial de condomínios

Adminstração predial

A administradora de condomínios é uma empresa especializada em dar suporte na administração condominial. Em geral, a prestadora de serviços é contratada para gerenciar a parte administrativa, jurídica, contábil e de recursos humanos do empreendimento.

Desta forma, o principal objetivo de uma empresa de administração é suprir as demandas administrativas e burocráticas de um condomínio. Para tanto, é dado auxílio e orientação ao síndico na realização de demandas que influenciam diretamente na gestão do empreendimento. Em síntese, a administradora serve para colaborar com o trabalho do síndico.

Algumas das funções da administração predial de condomínios são:

– Cuidar da contabilidade e finanças;

– Atender as demandas dos condôminos;

– Organizar manutenções periódicas;

– Garantir a segurança do empreendimento e dos moradores;

– Realizar reuniões de condomínio e votações;

– Obedecer a legislação interna: convenção e regimento interno.

Qual a diferença entre administrar um condomínio residencial e comercial?

diferença entra administrar condomínio e comercial

Uma dúvida muito comum quando se trata de administração de condomínio é como funciona a administração dos diferentes tipos de condomínios, em especial quando se trata das diferenças entre condomínios residenciais e comerciais.

Os condomínios residenciais costumam possuir um foco maior no lazer e eventualmente na convivência entre os condôminos, contando com uma movimentação moderada. Aqui a maioria dos problemas tende a ser envolvendo questões de convivência e atritos entre moradores.

No caso dos condomínios comerciais, a gestão é um pouco mais complexa por envolver muito mais movimentação que, por sua vez, demanda cuidados mais especiais.

Por serem formados pelos mais variados tipos de comércio ou prestação de serviços, os condomínios comerciais exigem uma gestão melhor preparada para necessidades de todas as unidades, como manutenções regulares e, principalmente, segurança. Isto se deve pelo fato de que, ao contrário dos condomínios residenciais, nos comerciais os frequentadores não são sempre as mesmas pessoas.

Com a diversificação de negócios que pode existir em um condomínio comercial, é necessário que o administrador esteja completamente inteirado de todas as instalações e atividades ali exercidas, pois cada uma delas envolve um tipo de cuidado.

Com quais serviços um advogado pode apoiar em um condomínio?

serviços que o advogados fazem

Quando se trata de advogado especialista em condomínio, há duas funções bem distintas que podem ser desempenhadas por esse profissional: apoio jurídico com consultoria e também atuação contenciosa e de síndico profissional.

No apoio jurídico para condomínio, o advogado geralmente tira dúvidas sobre legislações condominiais, mediando conflitos e resolvendo disputas entre moradores judicialmente caso necessário. Na atuação contenciosa, o advogado irá ingressar com as ações jurídicas pertinentes contra condôminos inadimplentes ou ainda contra fornecedores.

Quando o advogado é contratado como síndico profissional, suas atribuições se expandem consideravelmente. Primeiramente, o advogado torna-se absolutamente imparcial ao resolver problemas entre moradores por focar-se na administração de condomínio, não estando mais defendendo um cliente específico.

Dentre os benefícios de contratar um advogado como síndico profissional, podemos citar a elaboração e análise de contratos de prestadores de serviço, a redução de custos envolvendo processos movidos contra e pelo condomínio, a agilização na resolução de problemas e maior segurança jurídica conferida pelo grande conhecimento do profissional nessa área.

Além disso, o advogado especialista em questões condominiais pode realizar execuções de cobranças judiciais e extrajudiciais de taxas condominiais em atraso, melhorando a saúde financeira do condomínio, bem como fazer cumprir contratos com fornecedores ou ainda exigir multa de contratos descumpridos.

Gostou de saber mais sobre advogado especialista em condomínio SP? A resolução dos problemas cotidianos de um condomínio, bem como sua administração por meio de um síndico profissional demanda o apoio jurídico de um advogado especialista que poderá esclarecer as diversas dúvidas dos condôminos. Possui alguma pergunta sobre esse tema? Tire suas dúvidas com a Fux Associados! Contamos com advogados especializados que poderão resolver todas as suas dúvidas!

Fique atento ao nosso Blog e nossas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram para não perder nossas dicas sobre direito! Até mais!

Abrir WhatsApp
Olá 👋 Posso te ajudar? Se tem alguma dúvida sobre seus Direitos é só enviar uma mensagem 😉
Powered by