Evitar inadimplência é uma das maiores preocupações de qualquer empresário, afinal, deixar de receber dinheiro é contraprodutivo e pode causar diversos problemas à empresa.

É nesse cenário que a antecipação de recebíveis se torna ainda mais interessante, ganhando cada vez mais destaque como uma forma de receber imediatamente um dinheiro que já pertence à empresa, porém somente seria recebido a longo prazo.

antecipacao-de-recebiveis

Entender como funciona a antecipação de recebíveis pode ser um diferencial para o sucesso da sua empresa. Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre o que é e como funciona a antecipação de recebíveis e quais as vantagens. Também daremos algumas dicas para melhorar a gestão de recebíveis da sua empresa e falaremos sobre a importância de tirar suas dúvidas com um advogado especialista em recuperação de crédito e direito comercial nesses casos. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é a antecipação de recebíveis? Como funciona?

antecipacao-de-recebiveis

Resumidamente, a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que permite que a sua empresa adiante o recebimento de suas vendas ou serviços, viabilizando o uso de um dinheiro que esta somente receberia no futuro.

Por exemplo: Empresa A vendeu seus produtos em 2 parcelas para uma loja. Logo, o valor completo pela venda seria recebido em aproximadamente 60 dias. No entanto, ao ingressar com um adiantamento de recebíveis, a empresa A poderá obter todos os valores em poucos dias.

Embora possam existir diferenças entre instituições, o processo de antecipação de recebíveis geralmente segue as seguintes etapas: o empresário interessado em adiantar os seus recebimentos entra em contato com uma instituição financeira (que também pode ser uma fintech) que ofereça essa modalidade de crédito e tome ciência das condições envolvidas na transação.

Aqui é importante dizer que a operação deve ser transparente, pois a instituição financeira precisa informar ao solicitante as taxas de juros que serão descontadas do valor antecipado, assim como o prazo para que o dinheiro fique disponível na conta do empresário.

Após isso, o próximo passo é efetuar o cadastro junto à instituição financeira encarregada do adiantamento. Ou seja, é nessa etapa que o empresário informa os dados da conta em que deseja receber seu dinheiro.

Depois, o empresário escolhe quais notas deseja adiantar e faz o pedido de antecipação de recebíveis online. A instituição financeira geralmente também pode antecipar o pagamento de cheques pré-datados e duplicatas, assumindo o recebimento dos títulos que foram adiantados. Ou seja, a instituição financeira paga a maior parte da quantia que seria recebida pela empresa (há retenção de juros) de uma só vez, enquanto assume a cobrança dos valores devidos pelo cliente.

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?

antecipacao-de-recebiveis

O adiantamento de recebíveis possui algumas vantagens que tornam essa opção bastante interessante quando comparada a outras linhas de crédito, tais como:

Juros mais baixos: Embora as taxas de juros aqui também sejam definidas de acordo com o perfil financeiro do solicitante, elas costumam ser mais baixas do que as cobradas pelos bancos no rotativo do cartão de crédito e no cheque especial. Isso ocorre porque o risco de inadimplência é menor, visto que o dinheiro pago antecipadamente pela instituição financeira tem origem em uma venda já realizada.

Facilidade na contratação do crédito: O fato de a instituição financeira em questão assumir o direito de receber os pagamentos futuros que foram antecipados torna o processo da transação menos burocrático.

Como se resguardar da inadimplência?

antecipacao-de-recebiveis

Um dos problemas de escolher a antecipação de recebíveis é o risco de o cliente e nem o sacado pagarem a instituição financeira. No entanto, é possível reduzir consideravelmente esse risco ao tomar alguns cuidados:

1 – Solicite os documentos do cliente: Solicite ao seu cliente documentos de identificação (CPF, CNPJ, etc.) e comprovantes de renda (Carteira de trabalho, declaração do Imposto de Renda, etc.).

2 – Consulte o histórico do cliente: Verifique o histórico do cliente junto aos serviços de proteção ao crédito, como SPC e SERASA a fim de descobrir se este já foi negativado. Desta forma, é possível evitar o parcelamento com clientes que tenham alta probabilidade de inadimplência.

3 – Faça contrato de desconto de títulos, com as formalidades legais: Caso o cliente não realize o pagamento à instituição financeira no prazo acertado, o contrato poderá assegurar a execução e a recuperação de crédito.

4- Protesto dos títulos antecipados– em alguns casos e possível realizar o protesto dos títulos que foram antecipados

5- Obter a posse e propriedade de outros títulos em garantia mediante alienação fiduciária – como garantia de que será realizado o pagamento pelo cliente e se este não pagar outros recebíveis poderão ser executados diretamente

6- Notificar o cessionário, em caso de cessão de títulos de crédito pelo cedente à Instituição Financeira

7- Previsão de vencimento antecipado , caso o pagamento do cliente seja realizado em parcelas

Dicas para melhorar a gestão de recebíveis da sua empresa

antecipacao-de-recebiveis

A fim de assegurar que os clientes efetuem o pagamento dentro dos prazos estipulados, garantir a otimização dos processos de recebimento e otimizar o trabalho da sua equipe, é necessário tomar uma série de medidas. Confira algumas dicas para melhorar a gestão de recebíveis da sua empresa:

1 – Registre todas as contas a receber: Ao registrar os seus recebíveis é preciso identificar o nome do cliente, a data de vencimento da fatura e como o pagamento será efetuado, para então fazer a previsão de quanto a empresa receberá no mês.

Desta forma, torna-se possível saber quais investimentos podem ser realizados e quais clientes são mais inadimplentes.

2 – Faça um acompanhamento mensal dos seus recebíveis: Permite um controle mais amplo sobre os recebimentos do negócio, facilitando a criação de estratégias para evitar inadimplência.

3 – Não tenha medo de realizar cobranças: Embora possa ser desconfortável, cobrar dívidas ajuda a manter as contas da sua empresa em dia. No entanto, é necessário evitar ameaças ou situações que tragam constrangimento ao devedor. Uma boa ideia é deixar que um advogado especialista em recuperação de crédito converse com o devedor, pois esse profissional irá assegurar seus direitos enquanto usa a linguagem mais adequada na negociação.

4 – Ofereça vantagens no pagamento antecipado: Benefícios como descontos nas parcelas ou nas próximas compras, brindes e outros incentivos estimulam a fidelização do cliente e permite que você possa pagar as contas antecipadamente a fim de evitar problemas.

5 – Invista em tecnologia: Adote um sistema de gestão eficiente que auxilie no controle de seus recebíveis da melhor maneira possível. Esse sistema será essencial para monitorar seus recebíveis e identificar inadimplentes rapidamente.

Qual a importância do advogado especialista em recuperação de crédito nos casos de antecipação de recebíveis?

antecipacao-de-recebiveis

Tirar suas dúvidas com um advogado especialista em direito bancário e comercial é essencial sempre que realizar operação de antecipação de recebíveis, visto que a presença desse profissional é essencial em diversas etapas desse processo, tanto para resguardar o cliente em eventual inadimplência ou mesmo na recuperação do crédito..

Por exemplo, a instituição financeira deve possuir contrato para a realização da operação e cercar-se das garantias contra eventual inadimplência. O advogado especialista em recuperação de crédito poderá avaliar se é possível desde logo ingressar com o processo executivo em face do cliente ou mesmo dos sacados dos títulos, instruindo sobre necessidades administrativas que sejam necessárias para tanto.

Além disso, o advogado também é o profissional mais adequado para garantir o recebimento do crédito pela Instituição Financeira, analisando o perfil do inadimplente e ajustando possíveis acordos ou condições de renegociação de dívida..

O advogado também poderá ajustar a operação caso a mesma não esteja apta a garantir segurança jurídica rápida e efetiva, indicando necessidades a serem ajustadas não somente no contrato como também na conduta da empresa que atua nesta modalidade de negócios .

Gostou de saber mais sobre antecipação de recebíveis e inadimplência? Lembre-se que o apoio jurídico é essencial nessas situações! Possui alguma pergunta sobre esse tema? Tire suas dúvidas com a Fux Associados! Contamos com advogados especializados que poderão resolver todas as suas dúvidas!

Fique atento ao nosso Blog e nossas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram para não perder nossas dicas sobre direito! Até mais!

Abrir WhatsApp
Olá 👋 Posso te ajudar? Se tem alguma dúvida sobre seus Direitos é só enviar uma mensagem 😉
Powered by