Nos últimos anos, os leilões tornaram-se uma modalidade de compra muito requisitada, especialmente no setor imobiliário. Toda essa demanda se justifica pela grande chance de obter esses bens a preços menores que os praticados em mercado, o que representa uma ótima possibilidade para quem busca realizar o sonho da casa própria ou mesmo adquirir um imóvel para fazer investimentos. 

leilão on-line saiba como funciona

Esses leilões são eventos de venda pública que podem ser feitos presencialmente ou online onde as pessoas dão lances a partir de um valor mínimo, competindo para determinar quem comprará um bem.

Dado o recente aumento na demanda por leilões online, na conversa de hoje falaremos sobre como funciona o leilão online, quais suas vantagens, quais precauções devem ser tomadas, qual a importância do apoio jurídico em leilão e como o advogado de leilão pode ajudar. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Quais são as vantagens de participar em um leilão online?

vantagens do leilão on-line

Ao participar de leilões online, é possível desfrutar de uma série de vantagens exclusivas! Conheça alguns dos benefícios que podem ser obtidos ao adquirir bens por meio dessa modalidade:

  • Itens com preços mais acessíveis em comparação com o preço de mercado;
  • Grande variedade de produtos;
  • Segurança na compra;
  • Liberdade para determinar o quanto deseja gastar;
  • Participar dos leilões sem deixar o conforto de sua casa, o que é especialmente relevante durante a atual pandemia de Coronavírus, onde é aconselhado sair de casa apenas quando absolutamente necessário;
  • Ferramentas que permitem que o interessado não perca nenhum lance;
  • Economia de tempo, pois no caso do leilão de imóveis, o bem arrematado já está pronto para uso, não sendo necessário esperar sua construção;
  • Opção de dar o lance previamente.

A popularidade dos leilões online de imóveis

leilão on-line

Como citamos anteriormente, nos últimos anos é possível observar um número crescente de pessoas interessadas em leilão online de imóveis.

O fato de que comprar um imóvel envolve o investimento de quantias consideráveis de dinheiro não é novidade para ninguém, o que faz com que muitas pessoas continuem a viver de aluguel ou até mesmo na casa dos pais.

No entanto, a possibilidade de se obter imóveis abaixo do preço de mercado nesses leilões faz com que o preço saia muito mais em conta, tornando o sonho da casa própria uma realidade muito mais palpável.

Essa possibilidade está ligada ao fato de que os leilões muitas vezes são realizados para arrecadar um valor necessário à recuperação de crédito de algum credor, ou seja, o motivo principal do bem estar sendo leiloado é o pagamento de uma dívida.

A avaliação certamente busca se aproximar ao valor real do imóvel, porém o objetivo principal ainda é o pagamento da quantia devida. Ou seja, muitas vezes os lances dados serão abaixo do valor de mercado deste para que a venda seja concretizada o quanto antes e o credor recupere a quantia que lhe é de direito.

Tanto para quem deseja realizar o sonho da casa própria e sair do aluguel quanto para quem deseja utilizar o imóvel adquirido em leilão online para fins lucrativos, essa modalidade mostra-se extremamente vantajosa, sendo uma chance que não deve ser ignorada.

Precauções que devem ser tomadas em leilões online

Precauções que devem ser tomadas em leilões on-line

Agora que já falamos sobre as vantagens do leilão online, é importante que você saiba sobre os cuidados que devem ser tomados durante essa modalidade de aquisição para que tudo corra bem e você possa garantir uma compra lucrativa e livre de problemas. Confira nossas dicas a seguir!

  1. Entre em contato com um advogado de leilão: O apoio jurídico em leilão deve ser feito por um advogado especialista em direito imobiliário e leilão, sendo fundamental para a segurança da negociação;
  2. Faça uma pesquisa de preços: Observe outros leilões de imóveis similares. As condições podem ser diferentes e você pode encontrar um imóvel mais interessante, então vale a pena comparar;
  3. Atente-se ao edital: Com o apoio do advogado de leilão, leia o edital a fim de encontrar qualquer observação sobre o imóvel a ser arrematado. Todos os detalhes importantes sobre este devem estar contidos no edital;
  4. Prefira imóveis desocupados: É possível que o imóvel adquirido em um leilão online esteja ocupado. Embora seja possível resolver esse problema ao contar com um bom advogado, é sempre mais interessante evitar os desgastes de uma ação judicial;
  5. Faça uma visita ao imóvel: Se possível, visite o imóvel antes da compra e verifique se há a necessidade de reparos. Caso os reparos sejam muito extensos, você pode acabar não economizando tanto quanto planejava;
  6. Verifique o histórico do imóvel: Junto ao advogado de leilão, verifique a origem dos débitos que motivaram o leilão do imóvel. Isso é importante para ver se não há algum tributo não pago que poderia gerar custos adicionais, como IPTU. Dê preferência a imóveis livres de débitos ou com o menor número possível destes;
  7. Verifique se o site é seguro: Antes mesmo de se cadastrar ou dar um lance, é importante saber se o site pelo qual você está navegando é seguro. Pesquise pela reputação do site: se ele é indicado por outras pessoas e se há reclamações contra ele em portais como o Reclame Aqui ou o PROCON. Caso haja reclamações ou simplesmente não apareçam quaisquer informações sobre a reputação do site, evite até mesmo se cadastrar no sistema, afinal, é melhor prevenir que remediar!

Qual a importância do apoio jurídico em leilão? Como o advogado pode ajudar?

apoio jurídico

O papel do advogado especializado em leilões de imóveis é crucial a esse processo, pois esse profissional pode evitar e resolver problemas contratuais, tributários e condominiais ao fazer uma varredura completa nas condições do processo de leilão antes mesmo do arremate.

O apoio jurídico em leilão também possui influência no processo de compra ao analisar os contratos de aquisição e acompanhar o processo judicial até o registro final, solicitando inclusive a desocupação do imóvel ao juiz caso necessário. Sua importância também se estende aos processos de registro e regularização de transmissão de propriedade, bem como o recolhimento de impostos do imóvel após o arremate. Isso permite que todo o processo seja livre de surpresas indesejadas e acelera o fluxo deste, permitindo que você tenha a posse do imóvel o mais rápido possível!

Além disso, por meio da consultoria jurídica também é possível descobrir se há processos correndo contra o imóvel ou seu antigo proprietário, evitando assim onerosidades e cobranças desnecessárias.

Gostou de saber mais sobre leilão online de imóveis? É importante lembrar que o apoio jurídico de um advogado especialista é essencial para esclarecer as diversas dúvidas que envolvem o processo de leilão. Procurando por advogado em São Paulo que possa responder perguntas sobre esse tema? Tire suas dúvidas com a Fux Associados! Contamos com advogados altamente capacitados para responder todas as suas dúvidas!

Fique atento ao nosso Blog e nossas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram para não perder nossas dicas sobre direito! Até mais!

Abrir WhatsApp
Olá 👋 Posso te ajudar? Se tem alguma dúvida sobre seus Direitos é só enviar uma mensagem 😉
Powered by