Lidar com dívidas é uma ação rotineira para a maioria das empresas. A fim de evitar prejuízos dessa natureza, toda empresa deve ter um bom plano de recuperação de crédito de devedor inadimplente.

O melhor método de cobrar uma dívida, sem dúvidas, é por meio de uma negociação amistosa, que possibilita a resolução do problema com o devedor inadimplente enquanto o mantém consumindo com a sua empresa.

No contexto da cobrança de devedor, há três formas principais de recuperação de crédito de devedor inadimplente: a notificação extrajudicial, o protesto do devedor e a ação de processo comum ou execução.

devedor-inadimplente

É de extrema importância saber como cada forma de cobrança de devedor funciona, pois, o método utilizado varia de acordo com o grau de inadimplência e influencia diretamente na experiência do devedor com a empresa.

Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre como esses métodos funcionam e qual o papel do advogado especialista em recuperação de créditos em cada um deles, quais são as melhores formas de cobrar o devedor inadimplente e traremos 10 dicas de como cobrar um inadimplente. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Como funciona a notificação extrajudicial?

devedor-inadimplente

A notificação extrajudicial é um documento onde o credor informa o devedor inadimplente sobre uma dívida. É o método mais amistoso de todos, pois não necessita do intermédio da Justiça.

Sua entrega ao devedor constitui mora, isto é, torna-se uma prova de que o devedor tomou conhecimento do débito e entende os juros e multas aplicados por conta do atraso.

Após elaborar cuidadosamente a notificação para que esta não venha a ferir os direitos do devedor, o advogado especialista em recuperação de créditos irá registrar este documento em Cartório de Títulos e Documentos a fim de validá-lo.

Uma notificação extrajudicial pode, por exemplo, avisar uma pessoa sobre uma prestação que parece estar em aberto, pois o credor não conseguiu identificar seu pagamento. Isto permite que o devedor inadimplente verifique o que ocorreu (esquecimento, possível erro do banco, etc.) e regularize sua situação junto à empresa. Ou seja, este método é muito efetivo para resolver problemas com devedores ocasionais, os mais fáceis de lidar dentre os tipos de devedores.

Como funciona o protesto ao devedor?

devedor-inadimplente

Quando o devedor inadimplente não paga sua dívida após receber a notificação extrajudicial, a figura do protesto ao devedor surge como o próximo passo na recuperação de crédito.

Esta é uma forma mais drástica de cobrança na qual o credor comunica à sociedade que o devedor não cumpriu com sua obrigação de pagar algo. Ou seja, é uma negativação do nome do inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.

Aqui, o apoio do advogado especialista em recuperação de créditos é necessário para redigir o aponte de protesto (início do procedimento formal para a concretização da “anunciação à praça) e a intimação do protesto (o aviso de que o procedimento para sujar o nome do consumidor está em andamento), bem como o registro legal destes documentos.

Como funciona a ação de procedimento comum ou execução?

devedor-inadimplente

A ação de procedimento comum e execução é a medida mais severa a ser aplicada contra o devedor, sendo acionada quando este não paga as quantias devidas mesmo após a negativação de seu crédito.

Neste caso, o credor, representado pela figura do advogado especialista em recuperação de créditos, aciona o devedor judicialmente a fim de garantir de uma vez por todas a recuperação dos valores devidos.

Se durante a fase organizatória, onde há o diálogo entre as partes, o devedor inadimplente continuar sem pagar, o processo passa para a fase instrutória, onde há a produção de provas e então para a fase decisória, onde há a sentença.

Com uma sentença favorável para o credor, o juiz ordenará a execução da dívida. Ou seja, haverá o leilão ou penhora de bens do devedor para que, com o dinheiro arrecadado, a dívida seja finalmente paga.

Além de representar o credor, o advogado especialista em recuperação de créditos é essencial para aumentar consideravelmente as chances de uma sentença favorável ao credor e assegurar a recuperação do crédito.

Quais são as melhores formas de cobrar um devedor inadimplente: 10 dicas de sucesso

devedor-inadimplente

1 – Cadastro de clientes organizado: Permite o monitoramento dos clientes que possuem maiores dificuldades em manter o acordo estabelecido, facilitando a adoção de estratégias para contornar a inadimplência.

2 – Utilize lembretes: É comum que clientes deixem de pagar por descuido. Ao enviar mensagens por SMS ou e-mail, é possível lembrar o cliente sobre o pagamento antes de seu vencimento, evitando a inadimplência.

3 – Não tenha medo de cobrar: Assim como o cliente, o empresário possui direitos previstos em lei e um deles é o da cobrança.

4 – Aborde o devedor adequadamente: Não há necessidade de ser ríspido. A cordialidade, educação e discrição são características essenciais para que o consumidor não se sinta constrangido. O objetivo é apenas obter o pagamento da dívida, então manter o consumidor como cliente da sua empresa é muito interessante.

5 – Ofereça vantagens para quem paga em dia: É possível incentivar a pontualidade no pagamento através de descontos e promoções nas compras seguintes. Sorteios entre os clientes que pagam em dia também podem ser interessantes.

6 – Treine sua equipe: Caso você tenha funcionários encarregados da cobrança, é importante que eles conheçam o Código de Defesa do Consumidor, evitando problemas com a Justiça. No entanto, um advogado especialista em recuperação de créditos também pode realizar a cobrança, com a vantagem de não precisar de treinamento!

7 – Ofereça alternativas: Juros altos e condições de parcelamento abusivas podem dificultar o pagamento da dívida. Se a empresa oferece meios fáceis de pagar, todos saem ganhando.

8 – Negocie: Uma das melhores estratégias de negociação é tentar receber uma parte logo na renegociação e parcelar o restante. Fique de olho no histórico do inadimplente para ter uma ideia melhor de como negociar o pagamento.

9 – Objetividade e clareza nos contratos: Contratos redigidos de forma simples e clara tendem a ser mais respeitados. Evidencie datas de vencimento, cláusulas de pagamento e a previsão de multas e juros.

10 – Facilite o pagamento: Ofereça meios de quitação da dívida, como enviar os boletos bancários por e-mail, aceitar cartões de crédito de várias bandeiras, promover o pagamento em débito e em cheque.

Gostou de saber mais sobre a cobrança de devedor inadimplente? Lembre-se que o apoio jurídico é essencial nessas situações! Possui alguma pergunta sobre esse tema? Tire suas dúvidas com a Fux Associados! Contamos com advogados especializados que poderão resolver todas as suas dúvidas!

Fique atento ao nosso Blog e nossas redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram para não perder nossas dicas sobre direito! Até mais!

 

Abrir WhatsApp
Olá 👋 Posso te ajudar? Se tem alguma dúvida sobre seus Direitos é só enviar uma mensagem 😉
Powered by